quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Alunos de Turismo da Unemat realizam aula de campo em Colíder e Itaúba

     Os alunos do curso de Turismo do Campus de Nova Xavantina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participaram de uma aula de campo que teve como destino o Campus Universitário do Vale do Teles Pires, na cidade de Colíder. A viagem ocorreu entre os dias 25 e 29 de outubro.
     Os acadêmicos apresentaram resumos sobre a atividade, e a professora responsável pela atividade, Regiane Caldeira, palestrou sobre turismo como agente de desenvolvimento local e regional, no Geocomp, organizado pelos cursos de Geografia e Computação em Colíder.

     Os participantes também visitaram o município de Itaúba, acompanhados pela professora Judite de Azevedo do Carmo, do curso de Geografia de Colíder, e foram recebidos pela responsável pelo Departamento de Comunicação do município, Paula Tomim. Na ocasião, os alunos também conversaram com o presidente da Associação dos Coletadores de Castanha do Brasil de Itaúba (Ascocabi), Antônio Gomes Brito, o qual acompanhou os acadêmicos a um tour pelo Vale das Castanhas, um dos principais locais de coleta, e explicou sobre o processo de coleta, armazenamento, processamento e comercialização.
     Discussões sobre o papel que o turismo pode desenvolver neste destino foram estimuladas. “O turismo pode trabalhar em conjunto com o extrativismo da castanha, agregando valor, divulgando a produção local como comidas, bebidas e artesanato que tem como base a castanha do Brasil. Muitos turistas gostariam de conhecer estes processos como estamos conhecendo hoje, assim a comunidade teria seu sentimento de pertencimento estimulado por notar que seus recursos naturais e culturais são valorizados”, afirmou Moisés Junior Reis, um dos acadêmicos que participou da atividade.
     A fim de produzirem artigos científicos, os acadêmicos também realizaram uma pesquisa com os comerciantes que vendem sua produção, como bolos, doces, conservas, mudas, artesanato, castanha do Brasil in natura,entre outros, nas margens da Rodovia BR-163, que atravessa o município.

Fonte: Unemat-NX. <nx.unemat.br> Acessado em 18/12/2015

Nenhum comentário :

Postar um comentário