quinta-feira, 3 de março de 2016

Projeto Roteiro Caminho de História e Fé: um Encontro de Espiritualidade


O Projeto Roteiro Caminho de História e Fé uma ação de extensão do Curso de Turismo junto ao Santuário Nossa Senhora das Graças de Nova Xavantina – MT. A equipe é composta pelas Professoras Ana Caroline Mocelin Marchetto, Márcia Helena Vargas Manfrinato, Regiane Caldeira e Stephanni Gabriela Sudré, e o bolsista de iniciação científica Dionatan Diego Luiz Leite. O objetivo do Projeto é elaborar roteiro turístico religioso e cultural para o Município de Nova Xavantina, de forma que o Santuário possa incorporar ao seu planejamento estratégico ações que mobilizem o turismo religioso na cidade, especialmente no período da Romaria.

A ideia do projeto é incentivada a partir dos dados do Ministério do Turismo. O turismo brasileiro oferece diversas opções de destinos religiosos que atraem visitantes de todo o mundo. De acordo com levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, existem 96 atrações religiosas distribuídas em 344 municípios brasileiros. Os dados preliminares do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, de 2014, apontam que cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo País motivados pela fé (MTUR, 2015). 
Entre as ações desenvolvidas até o momento destacam-se o inventário dos atrativos e equipamentos turísticos e o diagnóstico das condições da infraestrutura e qualidade desses. Foram selecionados atrativos que representam a relação locais de fé católica à locais da história de Nova Xavantina: Santuário Nossa Senhora das Graças, Morro do Cruzeiro, Núcleo Comunitário Dom Bosco, Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, Matriz São Sebastião, Praça Cívica, Templo da Sociedade Brasileira Eubiose, as casas dos Irmãos Vilas Boas e Coronel Vanique, Centro de Formação e Espiritualidade Missionária, Teatro Municipal, Centro de Tradições Gaúchas, Prefeitura e Biblioteca Municipal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário