segunda-feira, 25 de abril de 2016

FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO DO PANTANAL

Por: Stephanni G. S. Sudré

Os dias 20 a 22 de abril de 2016 foram realmente especiais para os acadêmicos do curso de Turismo da UNEMAT, Campus de Nova Xavantina, por participarem da FIT (Feira Internacional de Turismo do Pantanal) em Cuiabá - MT. Os dias foram intensos de grandes encontros, muito conhecimento e apresentações incríveis. Os acadêmicos foram supervisionados pela Professora Stephanni Sudré e a coordenadora do curso Rita Garcia.
Fotos: Rita Garcia, 2016


Para apresentar o evento dividirei em temáticas: Cultura; Conhecimento e Network.

A parte cultural do evento estava cheia de atrações, exposições e apresentações.















O conhecimento se deu de forma ampla com workshops, palestras, oficinas e encontros políticos.














Nesse aspecto a criação da ZICOSUR pelo governo do Estado de Mato Grosso e os países Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai.


Resultado de imagem para imagem mapa ZICOSUR 2016



Figura 1: Mapa político administrativo do ZICOSUR.
Fonte: ZICOSUR, 2016.

Imagem:https://www.google.com.br/search?q=imagem+ZICOSUR+2016&espv=2&biw=1600&bih=799&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjC4LidyKrMAhWMk5QKHcSOBFAQ_AUICSgE#tbm=isch&q=imagem+mapa+ZICOSUR+2016&imgrc=ETDP4g2nt2dlEM%3A




A ZICOSUR tem como principal objetivo alcançar a integração da sub-região no contexto internacional do ponto de vista da concorrência, o desenvolvimento do comércio exterior com os mercados internacionais, através de eixos comuns de comunicação, bem como promover a integração social e cultural como um mecanismo para alcançar o desenvolvimento econômico e social das regiões dentro dele (ZICOSUR, 2016).

Sob este propósito e como resultado de sucessivas reuniões ZICOSUR, uma série de objetivos específicos relacionados com as seguintes áreas é proposto: comércio e indústria; infraestrutura e serviços; meio ambiente; turismo e cultura. 
Para o turismo e a cultura especificamente seus objetivos são:


· Promover a integração do turismo através da divulgação de rotas regionais.
· Fornecer livre trânsito e da entrada de turistas para as regiões que compõem ZICOSUR em postos aduaneiros e rotas internas.
· Aumentar o conhecimento geográfico, político, histórico, social da região.
· Promover o uso e disseminação de recursos científicos e tecnológicos da sub-região.

Algumas participações foram imprescindíveis e deram o tom mercadológico para as palestras, como a do Diretor Araras Eco Lodge André Thuronyi, Consultor Discover Brasil Álvaro Ornelas, Empresário Safari Brazil Bráulio A. Carlos, Chef de cozinha e Consultor Gastronômico Fernando Mack, Sebrae RS Roseli Nascimento e Cristalino Lodge Vitória Da Riva Carvalho.















O network ocorreu em todos os momentos da feira, desde a participação nas palestras, como nas exposições dos destinos em busca de troca de experiência e contatos. E ainda no encontro de turismólogo (ABBTUR) e as trocas de conhecimentos e contatos entre os estudantes de Bacharelado em Turismo e Curso Técnico de Guia de Turismo do Estado.




A rede de contatos feita na feira, foi de fato o aspecto mais interessante, pois proporcionou aos acadêmicos observar o trade, destinos, segmentos, fatores políticos e, principalmente, o futuro da atividade em nosso Estado.


Fotos: Rita Garcia, 2016.
Mais fotos em "Álbum".

2 comentários :

  1. Foi uma experiência inesquecível! 😍 valeu por tudo!

    ResponderExcluir
  2. Foi inesquecível...
    Vivendo intensamente o Turismo...
    Amei... S2....
    em uma palavra: NETWORK

    ResponderExcluir