segunda-feira, 18 de abril de 2016

Hospitalidade Xavante na Aula de Campo de Estudo do Espaço Turístico e Patrimônio Cultural em Turismo

No dia 17 de abril de 2016 as docentes Msc. Kelli Carvalho Melo e Msc. Bruna Mendes de Fava realizaram aula de campo na Terra Indígena Pimentel Barbosa - Aldeia Santa Cruz (em Xavante Ripá), Município de Canarana - MT. As atividades foram parte da carga horária das disciplinas de Estudo do Espaço Turístico e Patrimônio Cultural em Turismo. Além das docentes estiveram presentes na aula de campo os discentes do Curso de Turismo, a indigenista e articuladora da Fundação Nacional do Índio Maíra Ribeiro, as docentes Msc. Ana Heloísa Maia e Dra. Rita Maria de Paula Garcia. O Cacique José Guimarães Sumené e o seu povo receberam os visitantes com programação diversificada e promoveu a integração de docentes, discentes e a comunidade Xavante de Santa Cruz.


As atividade na Aldeia Santa Cruz compreenderam recepção, dança, demonstração de luta (wa'i), corrida com tora (uiwede), degustação de batata indígena (mo'onihoire), e demonstração de hospitalidade.
Parabéns às docentes e aos acadêmicos que desfrutaram de uma aula de campo que demonstrou o respeito e admiração à multiculturalidade matogrossense!
Agradecimentos à Maíra Ribeiro (FUNAI Nova Xavantina - MT).

Para acessar as demais fotos da aula de campo retorne à página inicial e clique em Álbum, Página Inicial. (Fotos: Rita Garcia)


Foto: Rita Garcia, 2016

Nenhum comentário :

Postar um comentário