sexta-feira, 30 de junho de 2017

Pantanal com... cavalhada, gastronomia, fauna e flora

Por: Clarice Andrade (Professora do Curso de Turismo)
Os alunos da terceira fase do Curso de Turismo da UNEMAT, Câmpus de Nova Xavantina – MT estiveram em aula de campo no Município de Poconé-MT entre os dias 17 e 19 de junho de 2017, sob supervisão da Professora Clarice Polyana de Andrade, responsável pela disciplina de Cultura e Folclore de Mato Grosso. 
Poconé situa-se a quase 100km a sul da Capital do Estado, Cuiabá, com uma população de quase 32 mil habitantes. Trata-se de uma cidade pantaneira e histórica, com mais de 200 anos, possuindo aspectos históricos e uma cultura muito forte, especialmente no mês de junho, em que há a festa do Padroeiro São Benedito.
Fotos: Clarice Andrade (2017) 
Os festejos no mês de junho são marcados por intensa movimentação de turistas na cidade, quem vêm atraídos pelas diversas apresentações culturais que acontecem, começando pela Cavalhada, uma encenação medieval da Luta entre Mouros e Cristãos na Europa, pela Supremacia da Religião Católica na Época. A cavalhada é uma tradição centenária na cidade, trazida pelos Portugueses, cuja apresentação acontece das 8h às 17h, com cavaleiros e cavalos ricamente ornamentados, sendo 12 de cada lado (exército), onde os azuis representam o exército cristão e os vermelhos representam o exército mouro.
A encenação inicia-se com o exército Cristão invadindo e incendiando o castelo Mouro e sequestrando a sua rainha. A seguir incia-se a Guerra ao som de tambor, com uma sequência de provas semelhantes a uma gincana, que exige habilidades e destreza dos cavaleiros participantes.
Para a equipe vencedora é preparada a Festa dos Cavaleiros, que inicia com Show Pirotécnico e diversas apresentações culturais, como Dança dos Mascarados e apresentação de Siriri. 
Além disso, é possível visualizar e experimentar todos os tipos de comidas típicas tradicionais, como a farofa de banana, paçoca de carne seca, arroz com carne seca, caldo de piranha, funrrundu etc. bem como adquirir (comprar) os mais diversos tipos de souvenirs representativos do Pantanal Matogrossense.
Os alunos também tiveram a oportunidade de passear pelo Pantanal através da Transpantaneira, para visualizar aves e animais silvestres, como capivaras, jacarés, tuiuius dentre tantos outros, bem como visitar o Hotel Sesc Porto Cercado, conhecendo especialmente o Centro de Interpretação Ambiental que o hotel possui, com diversos recursos interativos que possibilita melhor conhecimento a respeito da Fauna e Flora da Região, além do borboletário que apresenta mais de 2 mil espécies diferentes de borboletas e fazer um tour por todo o ambiente, conhecendo por exemplo a horta orgânica e área de compostagem do hotel.
Na viagem de volta os alunos puderam visitar alguns pontos turísticos de Chapada dos Guimarães, para enriquecer ainda mais seu conhecimento a respeito do turismo no Estado de Mato Grosso.
A Aula de Campo possibilitou aos alunos toda experiência e conhecimento a respeito da cultura e turismo no Estado de Mato Grosso, com a emoção que as aulas teóricas não é capaz de transmitir.
Mais fotos.
Siga-nos no Instagram: @turismounemat

Nenhum comentário :

Postar um comentário