segunda-feira, 16 de julho de 2018

Aldeia São Domingos Sávio recebe acadêmicos do Curso de Turismo

Por: Kelli Melo.
No dia 07 de julho de 2018 foi realizada a Aula de Campo das disciplinas Estudo do Espaço Turístico e Patrimônio Cultural em Turismo sob a coordenação das Professoras Dra. Kelli Melo e Elisângela Cardoso, do Curso de Bacharelado em Turismo do Campus Nova Xavantina, na Aldeia São Domingo Sávio, Município de Campinápolis - MT. 
O objetivo da aula foi proporcionar aos discentes a aplicação dos conceitos trabalhados em sala de aula, para que os mesmo compreendessem a importância de se entender a ponte entre a teoria e a prática. Percebe-se que a sociedade envolvente ainda traz consigo representações dos esteriótipos e vivências dos povos indígenas. O indígena em nossa sociedade ainda é visualizado como o atraso ao progresso.
Vídeo: Frances Moreira (2018).

Dessa forma, a aula de campo possibilitou aos discentes, além de colocar em prática os conceitos concernentes as disciplinas como espaço geográfico e suas transformações, transculturação, cultura de massa, patrimônio material e imaterial, a experiência junto ao modo de vida de uma etnia, desconstruindo assim essas representações estigmatizadas do que são os povos indígenas. Os Xavante são umas das etnias que compõem o mosaico de povos indígenas no Brasil e possui uma cultura atrelada ao Bioma Cerrado que os da identidade. A busca por turismo em Terras Indígenas têm crescido nos últimos anos, dessa forma os indígenas têm buscado se apropriar do conhecimento relacionado ao turismo. Assim, a aula também ajudou a identificar possibilidades do desenvolvimento do turismo em Terras Indígenas.
Fotos: Kelli Melo, Josias e Francisco  (2018).

Nenhum comentário :

Postar um comentário