terça-feira, 18 de março de 2025

Ministério do Turismo realiza capacitação sobre afroturismo no Quilombo do Alto de Santana (GO)

Ministério do Turismo marcou presença no Quilombo do Alto de Santana, na cidade de Goiás (GO), no último sábado (15.03), onde é realizado um curso de condutor de afroturismo pelo projeto “Tem Quilombo nas Trilhas de Goiás”. A capacitação, promovida pelo Instituto Federal de Goiás, busca estimular moradores a atuar no segmento, valorizando a cultura e as tradições locais.

Na ocasião, a coordenadora-geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira, ministrou aula sobre a criação de experiências turísticas baseadas nos costumes de povos tradicionais, fortalecendo o turismo de base comunitária. A ação teve a colaboração de Michel Ferreira, professor da Universidade do Estado do Mato Grosso, e de Tânia Neres, coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur.
Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a cidade de Goiás abriga grande riqueza histórica e cultural, preservada, em grande parte, por comunidades tradicionais. “A comunidade quilombola do Alto de Santana possui saberes e práticas que enriquecem a experiência do visitante, promovendo a valorização da cultura local e o fortalecimento da identidade regional”, destacou Fabiana Oliveira.

“Incluir essas populações no desenvolvimento turístico não apenas garante uma distribuição mais equitativa dos benefícios econômicos, mas também contribui para a preservação da cultura e do patrimônio imaterial da cidade, tornando o turismo uma ferramenta de transformação social e preservação cultural”, complementou Fabiana.

Já Tânia Neres, da Embratur, ressaltou a importância da participação do governo federal na ação. “Estar presente em uma aula de planejamento turístico para sensibilização da comunidade quilombola do Alto de Santana, apresentando a série 'Turismo Transforma', é uma forma de provocar a reflexão sobre o turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e geração de renda. Para mim, será sempre um prazer conhecer de perto onde o turismo acontece na ponta”, comentou Tânia.

A iniciativa reforça o compromisso com o fortalecimento do afroturismo, um segmento que possibilita dar visibilidade, reconhecer e valorizar patrimônios culturais e tradicionais da população negra ligados à formação e ao desenvolvimento do Brasil.

AFROTURISMO - O afroturismo tem ganhado cada vez mais destaque na agenda do governo federal. No Ministério do Turismo, o ramo vem sendo impulsionado por um projeto estratégico, desenvolvido em parceria com a UNESCO, que busca mapear e fortalecer a modalidade no Brasil.

A ação tem como objetivo identificar e promover boas práticas no setor, além de identificar rotas, destinos e experiências que valorizam o afroturismo, bem como eventos voltados à cultura afro-brasileira no país. Os dados embasarão a formulação e a definição de políticas públicas de fomento e de expansão da modalidade no Brasil, reforçando sua importância cultural, social e econômica.

ROTAS NEGRAS - A iniciativa do governo federal, da qual o Ministério do Turismo faz parte, busca impulsionar o afroturismo no Brasil, promover o desenvolvimento sustentável das comunidades negras e valorizar a cultura afro-brasileira nos cenários nacional e internacional.

O projeto trabalha com eixos estratégicos e, entre outras ações, pretende descentralizar o turismo e diversificar experiências turísticas, incluindo áreas e comunidades sub-representadas. A ação também envolve a capacitação de comunidades locais para a gestão dos próprios produtos turísticos, destacando o patrimônio cultural brasileiro.

Texto escrito por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Nenhum comentário :

Postar um comentário